Home » + Mais »»»» » A Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Neily Maria e as Escolas Municipais, realizou no dia 25 de agosto de 2017, um grande evento, comemorando várias datas, dentre elas: a família, o dia do soldado, o folclore, projeto água, o dia do supervisor(a), projeto lixo e entulhos e a abertura do projeto de leitura GELOTECA.

O Evento contou com a participação do Senhor Prefeito Municipal, Geraldo Magela Gomes, a presidente da Câmara Municipal, Noely Machado, o vereadores Charles Ulhoa e Fábio Cambraia, o chefe de gabinete Alex Pires, autoridades religiosas, o Padre Milson Salvador, o Pastor Ribeiro Costa, as diretoras escolares, as supervisoras, os professores e professoras, as monitoras, os secretários municipais, os bibliotecários, as secretárias escolares, os auxiliares de serviços gerais, os pais, mães, responsáveis, alunos, escola estadual Alvarenga Peixoto e parceiros da escola. Foi um momento ímpar, na história da educação de Natalândia, pois todas as escolas estão envolvidas no processo de leitura, e queremos levar a leitura a outras pessoas que não estão nas escolas, mas que possam participar do projeto de leitura, GELOTECA, o qual acreditamos que será de muita importância para todos. Muito se fala sobre a importância da leitura para as crianças, pois é lendo que os pequenos desenvolvem a criatividade, a imaginação, conhecem novas palavras e adquirem cultura. O que pouco se discute, é a influência e a importância, dos pais no hábito de ler dos filhos. Quando acontece essa participação direta do pai e da mãe, nosso processo de leitura com a criança, ela é beneficiada em diversos sentidos: seu aprendizado será mais fácil, a pronúncia correta das palavras virá mais rapidamente, e a comunicação, de forma geral, se torna muito fácil e muito melhor. A leitura é compreendida em três formas: Ler por prazer: Onde desenvolvemos a imaginação, a fala e o vocabulário; Ler para aprender: Função dada aos professores desde o primeiro dia de aula; Ler para se informar: Leitura de artigos científicos, textos informativos, revistas, etc. Então podemos compreender o quanto é importante a leitura em todas as fases da nossa vida, a leitura é prazerosa, a leitura é libertadora, “Um país se faz com homens e livros” Monteiro Lobato. Mas é necessário também, muito trabalho, muita dedicação e acima de tudo e necessário muito amor… As geladeiras ficarão nas escolas Planeta Criança, educação infantil, e a outra na escola Major Jefferson, primeira etapa do ensino fundamental para o momento de leitura, momento de DELEITE. Como nosso objetivo, é tornar o município leitor, a secretária de educação doou uma GELOTECA para a secretaria municipal de saúde, para que as pessoas que aguardam seu atendimento: com o médico, enfermeiras, secretária ou outros atendimentos possam ter contatos com os livros e fazer uma boa leitura. É nosso desejo expandir o projeto de leitura a outros setores e a outras secretarias municipais.

“Honestidade e compromisso com o bem comum.”